Sobre

Mário J. Negrão

Photography, Video and Multimedia Design

Mário J. Negrão faz Fotografia, Video e Design Multimédia, também trabalha na área da Tradução e LegendagemOperador de câmera, editor colorista para televisão, documentário, reportagem e publicidade. Tem vindo a especializar-se na produção de conteúdos para estruturas teatrais.

Concluiu a licenciatura em Som e Imagem em 2008, na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, onde começou a desenvolver diversos trabalhos na área do audiovisual e design multimédia, tendo colaborado em vários projectos onde aperfeiçoou técnicas e conheceu a realidade em contexto de trabalho. Nesse período realizou curtas metragens, entre a ficção e o documentário.

Em 2011 fundou com outros artistas o Coletivo Enfarte, onde esteve envolvido na criação de diversos projectos ligados às artes visuais e performativas. Expôs coletiva e individualmente vários ensaios fotográficos e peças de video-art, entre outras, no Festival Imaginarius, BINNAR e Festival NAA.

Nos anos seguintes viveu e trabalhou em vários países: Noruega, França, Espanha e Bélgica. Entre 2012 e 2015, em Antuérpia, trabalhou como programador cultural e fotografo/videógrafo organizando e documentando concertos, ciclos de cinema e outros eventos artísticos em vários sítios importantes da cena artística da cidade: KorsakovCinema Cartoon’sStockholm S. entre outros. Colaborou também com a agência de actores Vinck en Partners e o festival de música Acoustic Mortsel.

Na sequência da aprendizagem e aprofundamento de várias línguas, começou a trabalhar em 2015 como tradutor e editor para a BARE International. Devido à disponibilidade que o regime de trabalho à distância permite, decidiu voltar a Portugal onde se encontram as suas raízes. Depois de uma breve passagem no Porto, onde, além de trabalhar como como videógrafo e designer multimedia freelancer, iniciou um programa de formação para criadores na área do teatro, o Recurso. Atualmente vive em Lisboa onde continua a sua atividade como videógrafo através de projectos em colaborações com o Teatro Praga (Lx), Companhia Cepa Torta (Lx – Marvila), Estrutura (Porto) e Mala Voadora (Porto),  no formato de vídeos multi-camera integrais de espetáculos, promos, trailers e até vídeo em cena (video mapping). Ainda ao nível de produção de conteúdos audiovisuais tem colaborado com frequência com as produtoras Click and PlayTerra Líquida FilmesFilboxBood.beOUT.RA.

71954371_10221406440449695_569028362937303040_n